10 Motivos Para os Produtores Portugueses Aderirem ao Marketing Digital

O negócio de venda de produtos tradicionais é sem dúvida um negócio offline, ou seja, que se realiza na esmagadora maioria das vezes em eventos, feiras ou lojas especializadas como por exemplo lojas gourmet.

No entanto existe outro mercado com muito potencial que é o das pessoas que fazem compras na internet. Por isso vamos falar aqui dos motivos pelos quais achamos que os produtores portugueses devem aderir ao marketing digital.

Funciona 24 horas por dia/ 365 dias por ano

Uma das grandes vantagens em ter um negócio na internet é que ele está aberto 24 horas por dia, 365 dias por ano. Isto quer dizer que não está dependente do horário de uma loja ou de uma feira ou evento. Pode inclusivamente conseguir fazer vendas enquanto dorme.

O Marketing Digital Não é de Borla, Mas Pode Ser MUITO Mais Barato do que o Marketing Tradicional

Existe um ideia generalizada, de que o marketing digital é de borla e de que basta criar uma página no Facebook, convidar os nossos amigos e …. já temos um sucesso viral. Esqueçam isso! Está errado.

Na realidade criar uma página no Facebook não custa dinheiro nenhum. Mas criar uma página que responda aos nossos objetivos e que atraia o nosso público alvo, tem no mínimo o custo de uma pessoa especializada em redes sociais (neste caso Facebook), e mesmo assim tem muito poucas hipóteses de ser viral.

De qualquer forma, criar e manter uma página no Facebook, criar uma campanha publicitária no Google ou enviar um email à nossa base de dados são ações que apesar de terem um custo, são mais eficazes do que um anúncio nos meios de comunicação tradicionais como a TV, Radio ou Jornal.

O Esforço de Comunicação é Muito Inferior

É mais fácil falar para 10 ou para 100 pessoas? Para 10 parece mais fácil… e é nisso que o marketing digital nos ajuda. Comunicamos com menos pessoas, com a vantagem de que essas pessoas querem ouvir o que dizemos, porque fazem parte de um grupo segmentado. Coisa que não acontece quando pensamos na TV ou Rádio.

Para pensar nisso comparem o número de vezes em que se troca de canal quando vem a publicidade e o número de vezes que fazemos Like nas páginas das nossas marcas preferidas.

É Fácil e Rápido de Aprender

A maioria dos negócios não têm orçamento para manter um profissional dedicado exclusivamente ao marketing digital. Mas com formação adequada é possível, de forma fácil e rápida, criar competências em pessoas que já tenham outras funções dentro da empresa. Com esta estratégia consegue-se pôr em prática planos de marketing digital básicos, executando-os de forma correta e com boas práticas.

Os Custos de Manutenção São Baixos

Uma das ferramentas disponíveis para os produtores e revendedores são as lojas online.

Criar e manter uma loja online tem um custo muito baixo, quando comparamos com uma loja tradicional. Para terem uma ideia, o valor de uma renda mensal de uma loja fisica dá para pagar alguns 2, 3, 4 ou mais anos de uma loja online.

Rapidamente Consegue Encontrar Especialistas Para o Ajudar

O marketing digital é uma tendência recente e aparecem novos profissionais nesta área todos os dias. Como especialistas que são em divulgação na internet é muito fácil fazer uma pesquisa por “agência social media”, “especialista em redes sociais” ou “profissional de marketing digital” e encontrar bastantes referências.

De qualquer forma é preciso algum cuidado na seleção destes profissionais. Se quiserem algumas referências seguras basta entrar em contacto connosco! 🙂

Diversificar Os Canais De Comunicação Com Os Clientes

Outra vantagem de ter uma estratégia para o negócio online é a possibilidade de diversificar bastante os canais de comunicação com os clientes, como por exemplo:

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Email Marketing (Sem fazer SPAM!)
  • Blog
  • Publicidade Online (Adwords, Facebook Ads)
  • Podcasting
  • Videos (canal Youtube/ Vimeo)

Encontrar Outros Produtores e Revendedores de Produtos Portugueses

Umas das nossas principais ideias é conseguir reunir num só site todos os produtores e revendedores de produtos portugueses. Com este objetivo pretendemos que um revendedor tenha um acesso rápido a um grande número de fornecedores, que os produtores consigam estar expostos a um maior número de pedidos de fornecimento e que os consumidores finais possam encontrar o seu produto preferido o mais próximo possível de casa.

Mais Exposição a Contactos Para Exportação

Nos dias de hoje, há poucos produtores que não pensam em exportar o seu negócio e a internet é a ferramenta principal para se obter os contactos que permitirão dar esse passo no negócio.

Porque acreditamos que os negócios dos produtores podem ser mais do que as presenças em feiras e eventos apresentamos alguns dos motivos pelos quais devem considerar uma estratégia de marketing digital para o vosso negócio. Conhecem mais algum?