3 Ações para Fazer Já Nas Redes Sociais Pelos Produtores Portugueses

É nossa intenção ajudar da melhor maneira os produtores portugueses. Nesse sentido vamos focar-nos em novas tecnologias que permitam a esses produtores conseguir melhores resultados. O foco de hoje são as redes sociais, em particular o Facebook e as melhores estratégias a utilizar nesta rede social.

Abandona o Perfil Pessoal e Cria Uma Página Para o Teu Negócio

Com frequência, na minha pesquisa de contactos no Facebook, encontro pequenos produtores, associações, lojas gourmet e até confrarias com perfil pessoal. Isto além de não ser bem visto pelo Facebook, tem outros inconvenientes como por exemplo:

  • Limite de 5000 amigos: Muitos hão-de dizer que 5000 amigos é um número difícil de alcançar, mas devemos estar preparados para o crescimento do negócio. Por isso quem não te diz que daqui a um ano terás 10000, 50000 ou até 100000 seguidores.
  • Opção de Estatísticas: Com uma página pessoal tens acesso a um conjunto de estatísticas, tais como quantidade de pessoas que viram a informação, número de histórias criadas, número de likes, de partilhas, entre outras. Nada disto consegues ver nos perfis pessoais.

EstatisticasPaginaFacebook

  • Apenas um login no Facebook: Se estiveres a utilizar um perfil pessoal para divulgar o teu negócio, terás sempre o problema de mudar entre o perfil pessoal do negócio e o teu próprio perfil. Tendo uma página, basta ser administrador da mesma e conseguirás alternar entre o teu perfil e a página do teu negócio apenas com um click.

Mima os Teus Seguidores Com Conteúdo de Qualidade e na Quantidade Certa.

Quando digo conteúdo de qualidade, refiro-me a conteúdo relevante para os seus seguidores (e potenciais clientes).

Para ter conteúdo relevante não é preciso pensar muito e basta seguires este processo:

  1. Tira uma fotografia a meio do processo de produção;
  2. Publica-a nas redes sociais;
  3. Provocar curiosidade nos teus seguidores;
  4. Recebe Likes, comentários e partilhas;
  5. Publica uma fotografia do produto final;
  6. Recebe mais Likes, comentários e partilhas;
  7. Recebe este processo 2x ou 3x por dia.

ATENÇÃO: Não exageres no número de publicações, pois os teus seguidores podem achar que estás só a tentar vender….

Com estes pequenos passos crias relações com os teus seguidores (que se podem tornar clientes!).

Utiliza Aplicações Que Permitam a Publicação Automática

Um dos grandes problemas de quem utiliza as redes sociais para divulgar o seu negócio e criar relação com os seus seguidores é o tempo que se gasta. Lembra-te que o teu negócio depende daquilo que produzes e depois vendes e não depende do número de posts que pões no Facebook. De maneira a gerires os teus perfis nas redes sociais e não deixar o negócio à deriva tens várias soluções:

  • Contratar alguém para gerir as redes sociais: Esta opção liberta-te completamente das redes sociais. Eu sei que isto pode ser visto como um custo, mas pensa quanto tempo gastas no Facebook ou no Twitter e quanto consegues produzir/ vender com esse tempo.

Exemplo: 1 hora de trabalho = 100€ produção/vendas

1 hora no Facebook = -100€ produção/ vendas

  • Utilizar aplicações que automatizem parte do trabalho: Esta é a minha opção preferida! Estas aplicações permitem-te gravar e calendarizar as tuas publicações nas redes sociais. Desta forma podes “espalhar” os teus posts pelas várias horas do dia, em vez de estares sempre agarrado ao computador. As melhores aplicações que tens para fazer isso neste momento são o Buffer e o Hootsuite.

 

 E Tu Já Tens o Teu Negócio Numa Página do Facebook?