Beneficios do azeite

Hoje vamos falar sobre o azeite de oliva e dos seus benefícios para a saúde. Cá em casa o azeite sempre teve uma utilização preferencial face a outros óleos vegetais ou animais, pois é um produto natural e com bastantes benefícios e vantagens para a saúde. Esta utilização do azeite na alimentação tornou-se ainda mais acentuada a partir do momento que arrancamos com o projeto Monte Mel. Mas então quais são esses benefícios do azeite? Em primeiro lugar quero começar por dizer que o azeite, ao contrário de outros óleos que têm a sua origem em sementes, tem origem num fruto que é a azeitona, sendo este o seu sumo natural conservando desta forma todas as suas características originais como o aroma, o sabor, os antioxidantes e as vitaminas. Beneficios do Azeite

Reforça o sistema imunitário: O sistema imunitário é o responsável do nosso organismo pela defesa contra agressões externas, nomeadamente doenças associadas a vírus e bactérias. Desta forma o azeite com as suas propriedades antioxidantes ajuda a reforçar o sistema imunitário.

Combate os radicais livres Os radicais livres são moléculas que o nosso organismo produz para combater as bactérias e vírus do nosso corpo. O problema é que quando os radicais livres são produzidos em excesso eles podem-se tornar prejudiciais para a saúde e aumentam o risco associado a doenças, tais como diabetes, cataratas, Parkinson, cancro, entre outras. O azeite ajuda a combater este excesso de radicais livres.

Protege contra doenças cardíacas, colesterol e a hipertensão arterial Estas doenças estão associadas ao sistema circulatório, ou seja, vasos sanguíneos (artérias e veias) e coração. Elas estão muitas vezes vezes associadas a maus hábitos alimentares, como a ingestão de gorduras saturadas como manteiga, gordura animal e outros óleos. O azeite, ao contrário destas é um alimento que contém gorduras monoinsaturadas (não se transformam em colesterol!), ou seja, é um tipo de gordura mais saudável, e que ajuda a reduzir o total e lipoproteína de baixa densidade (LDL, ou os “maus” níveis de colesterol) no sangue.

Azeite

Beneficia as pessoas em risco ou com diabetes:  A diabetes é uma doença crónica que está associada à produção deficiente de insulina no organismo, que por sua vez controla os níveis de açúcar. Existem estudos em pacientes diabéticos que mostram que as refeições saudáveis ​​que continham azeite tinham melhores resultados sobre o açúcar no sangue, mesmo sendo as outras refeições saudáveis e fracas em gordura. O azeite melhora a sensibilidade à insulina.

Efeito terapêutico:  Diz-se que qualquer coisa produz um efeito terapêutico quando o objetivo dessa ação é curar uma doença. O azeite quando ingerido estimula o metabolismo, facilita a digestão e lubrifica as mucosas. O azeite é também hidratante e portanto pode também ser aplicado externamente sobre a pele, para tratar a pele seca, secar manchas ou estrias. Por isso podemos dizer que mantém a pele com aspecto jovem. Azeite Crianças Outros benefícios do azeite:

  • Cura da constipação;
  • Diminui a gravidade da asma e artrite;
  • Ajuda a prevenir a gordura da barriga;
  • É bom para a fertilidade;
  • Ajuda a controlar o peso;
  • É fortificante;
  • É calmante;

Como podemos ver são bastantes as vantagens de consumir azeite em vez de qualquer outra gordura. Os benefícios que podemos retirar são imensos para a nossa saúde. Já conhecia estas vantagens no consumo de azeite? Conhece mais alguma que queira partilhar connosco?